Imagem capa - 5 aplicativos de edição de fotos para celular por Naiane Costa Photo
Dicas para fotógrafosDicas para clientes

5 aplicativos de edição de fotos para celular

Se você é um amante da fotografia como eu, com certeza deve gostar de passar o tempo livre manipulando imagens e as transformando em verdadeiras obras de arte (ou pelo menos tentando). Ou apenas gosta de deixar suas próprias fotos melhores, ajustando uma coisinha ali e outra aqui. Para ambos os casos, neste post, vou indicar 5 aplicativos de edição de imagem para Android e IOS para deixar suas fotos impecáveis onde quer que você esteja.



1. Lightroom CC



O Lightroom CC é o queridinho dos fotógrafos e dos amantes da fotografia no geral. Conta com uma interface bem simples mas ferramentas poderosíssimas de tratamento de imagem. 

A edição no app é, em sua maioria, feita toda a partir de sliders (controles deslizantes) que permitem configurar as cores e as luzes da foto de uma maneira rápida e eficaz. Em sua versão paga, você pode aplicar ajustes localizados, fazendo com que determinada edição seja aplicada apenas em uma parte específica da imagem.

A grande vantagem deste app, além de suas ferramentas poderosas, é a praticidade de edição. Você pode criar predefinições (os famosos preset's), ou seja, um conjunto de ajustes pré-definidos que podem ser aplicados rapidamente em qualquer imagem. Além disso, também há a opção de copiar a edição feita em uma foto e colar em outra em poucos toques. 

Download Lightroom CC para iOS

Download Lightroom CC para Android




2. Facetune 2



Facetune 2 é um app voltado para edições de fotos de pessoas, com ferramentas para disfarçar imperfeições, como suavizar pele, branquear dentes, reduzir e/ou aumentar medidas, entre outras. No momento em que escrevo esse post, este app é pago para utilizar boa parte das ferramentas, mas já houve versões totalmente gratuitas no passado, que foram monetizadas devido à grande demanda e utilização pelos(as) mais vaidosos(as). Entretanto, Facetune 2 é, sem dúvidas, um dos melhores editores de selfies para celular, por conta da facilidade das ferramentas e da precisão dos ajustes.

Download Facetune2 para iOS

Download Facetune2 para Android



3. PicsArt



Se você procura um app para fazer colagens, desenhos e montagens, PicsArt com certeza atenderá suas expectativas. Perfeito para fazer stories e posts para as redes sociais, o app possui uma grande possibilidade de manipulação de imagens, incluindo sobreposição de fotos, recortes, pinceis, aplicação de texto, etc. Também possui ajustes de cores, luzes e filtros para as fotos, mas de uma forma um pouco limitada em comparação à apps específicos para isso.

Download PicsArt para iOS

Download PicsArt para Android



4. SnapSeed



SnapSeed é um dos aplicativos mais completos para edição de imagem. Para iniciantes, ele pode parecer um pouco complexo e complicado de mexer, mas as possibilidades de manipulação são infinitas e os resultados são altamente satisfatórios. Ao contrário do primeiro app desta lista, possui a opção de ajustes localizados de forma gratuita, apesar de serem bem limitados.
No mais, você conseguirá fazer edições bastante sofisticadas, contando também com aplicação de filtros, P&B, efeitos grunge, entre outras estilizações.

Download SnapSeed para iOS

Download SnapSeed para Android



5. Prequel



Se você gosta de fotos diferentes, estilosas, vintage e retrô, com certeza vai amar esse aplicativo. Diferente dos demais, o aplicativo Prequel conta também com criação e edição de vídeos e gifs animados. A ideia do app é deixar as mídias mais criativas e estilizadas, por meio de filtros e efeitos dos mais variados tipos. 

Download Prequel para iOS

Download Prequel para Android