Imagem capa - OS TRUQUES PARA SAIR BEM NAS FOTOS por Naiane Costa Photo
Dicas para clientes

OS TRUQUES PARA SAIR BEM NAS FOTOS

Admita: você tem ou já teve medo de fazer um ensaio fotográfico e não sair bonito(a) nas fotos. Mas fique tranquilo, esse medo é super normal e acontece com a maioria das pessoas. Por isso, estou aqui, depois de fotografar mais de 100 pessoas de diferentes jeitos, tipos, estilos, para lhe ensinar a sair sempre lindo(a) nas fotos do seu ensaio e descobrir a sua verdadeira beleza.





Isa e seu reflexo com vida própria.

1. Treine na frente do espelho


Parece uma dica boba, mas na verdade é algo que todo mundo deveria fazer. Sabe quando você está sozinho no seu quarto ou se olhando no espelho do banheiro? Tire 5 minutinhos para ficar testando poses e expressões. Não tenha vergonha: faça caras e bocas, levanta o queixo ali, gira o ombro aqui, e no final você vai estar com uma coletânea de poses e ângulos que te valorizam. Claro que o fotógrafo irá te ajudar nesse quesito, pois a função dele é descobrir o seu ângulo e pose mais fotogênico, porém é importante você treinar antes para já ir com alguma noção básica do que deve fazer e também desenvolver a sua auto-confiança perante a sua imagem.





Tipo um "olhando a vida passar".

2. Olhe para a direita


O que? Como assim olhar pra direita?
Pois é, meus futuros fotogênicos. Um estudo realizado pela Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, revelou que o lado esquerdo do rosto é mais atraente do que o direito, aparentemente devido ao fato de ser a área que demonstra mais emoção.  Eu mesma, com meus ensaios, provo essa afirmação: sempre que pergunto se a pessoa tem um lado que gosta mais, ela responde apontando pro lado esquerdo da face. Curioso né? Pois ainda assim, mesmo que seu lado favorito não seja o esquerdo, experimente dar pequenas olhadas para o lado, girando o rosto em uma diagonal com a câmera. Esse truque ajuda a definir o formato do rosto e deixá-lo com um aspecto mais fino e jovial.





3. Use roupas que te valorizem


A escolha das roupas para fotografar é um dilema que merece um post só sobre isso (inclusive farei um em breve). Opte sempre por peças que valorizem a sua silhueta, deixando-a mais harmônica, alongada e, claro, que você se sinta confortável usando.

Há vários truques de moda que você pode aderir para realçar a beleza do seu corpo. Se tiver o braço gordinho, por exemplo, aposte em partes de cima com a manga fluida, bocas de sino ou punhos soltos. Decotes em V e colares chamativos também ajudam a chamar mais atenção para o colo, disfarçando assim a espessura dos braços. De outro lado, se seu braço for mais fino, blusas e/ou vestidos com mangas bufantes podem ajudar no seu caso. 

Para quadris estreitos, partes de baixo mais largas como saias rodadas e calça jogger são uma ótima aposta, juntamente com cintos e/ou partes de cima mais justas ao corpo.

Clique aqui para conferir mais dicas sobre roupas que valorizam seu corpo e escolher as melhores peças para usar no dia de fotografar.





4. Sorria de verdade


Para um sorriso bonito e atraente, a dica é: não force. Sorria sempre como se tivesse rindo de algo que aconteceu. Para facilitar, pense em algo engraçado ou que te faz feliz.  Isso fará com que o seu sorriso seja natural e espontâneo, livrando você do famoso "sorriso amarelo".

Talvez o fotógrafo fará alguma piada super sem graça no meio das fotos. Não pense duas vezes em dar uma gargalhada, pois é exatamente isso que ele quer, mesmo que ele tenha contado a história do tomatinho que foi atravessar a rua. 






5. Seja você!


E por fim, a dica mais importante para sair bem nas fotos: ser você mesmo(a). Seja espontâneo(a), faça poses que te valorizem, que correspondam com a sua personalidade e com o seu estilo. 

O trabalho de um fotógrafo é registrar a sua melhor versão, portanto, tentar fingir ser alguém que não é fará com que você se estranhe nas fotos e não se veja ali. 

Apenas seja você, e se surpreenderá com o resultado!